TRAGÉDIA: 17 Golfinhos morrem nas redes de pesca em Mira
Dezassete golfinhos morreram, esta sexta-feira, cerca das 16 horas, depois de terem sido apanhados acidentalmente nas redes de pescadores de arte xávega, na praia de Mira.
Os pescadores da embarcação Alexandre Vieira aperceberam-se da situação no mar e tentaram libertar o grupo. “Eram cerca de 200, nunca tinha visto tantos na minha vida. Paramos várias vezes e tentamos que saíssem dos sacos das redes, mas não saíam”, contou o proprietário da embarcação, José Vieira.
Assim que chegaram perto de terra, cortaram as redes com a ajuda de banhistas. Para além da tristeza da morte dos golfinhos e de perder o pescado do lanço, José Vieira ficou com um prejuízo nas redes de 8 mil euros.
Luciano Santos Oliveira, comandante da Polícia Marítima de Aveiro, disse que foram “contabilizados 17 golfinhos comuns mortos” no areal. Os corpos dos animais foram recolhidos por biólogos e técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM-Q), que agora irão proceder às necrópsias (autópsia feita a animais), fazer análises e guardar amostras para investigação.
363 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|