Tem um drone? Então o melhor é ler este artigo e ficar alerta!

Novo diploma sobre o uso de drones entra em vigor na sexta-feira. Leonor Chastre, do escritório Cuatrecasas em Portugal, explica o que mudou.

Os drones há muito que deixaram de ser um gadjet digno de figurar em Star Wars. Usar drones de forma lúdica, para tirar fotografias aéreas, é uma ocorrência comum, e já há empresas que estão a estudar este tipo de aparelhos para assegurar a distribuição de produtos, como é o caso da Amazon.
p2785

Mas a sua massificação gerou questões de segurança aérea que o Executivo quis acautelar num diploma que regulamenta a utilização deste tipo de aparelhos. O diploma entra em vigor na sexta-feira, dia 13 de janeiro.

Leonor Chastre, sócia responsável do departamento de Propriedade Intelectual, Media e Tecnologias de Informação da Cuatrecasas em Portugal, explica o que o novo diploma traz de novo, mas também o que ficou por legislar.
A nova Lei “não estabelece qualquer espécie de obrigação de licenciamento dos proprietários ou “pilotos” de Drones”, alerta.

“Drones: “Voando Sobre Um Ninho de Cucos”

No passado dia 14 de dezembro de 2016, foi publicado no Diário da República o Regulamento n.º 1093/2016, que estabelece as condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente (“Drones”). De facto, era urgente que esta atividade fosse regulamentada, uma vez que já se verificaram diversas situações de risco, emergentes da utilização de Drones, nomeadamente junto de aeroportos (Lisboa e Faro), que poderiam ter provocado acidentes de aviação manifestamente graves. O mencionado Regulamento consiste numa “tentativa” de regulamentação da utilização dos Drones para fins lúdicos e profissionais, estabelecendo regras específicas para a utilização dos Drones “brinquedo”, de acordo com o previsto na lei “Aeronave brinquedo” e para a utilização de outros tipos de Drones.

Proteção de Dados Pessoais

Fonte: dinheirovivo
665 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.