Telma Monteiro revolta-se e recusa prémio da Federação

Telma Monteira foi distinguida pela Federação Portuguesa de Judo com o 5.º dan, no entanto, a judoca ficou triste com a decisão e não aceitou a graduação.

Telma lamenta que, ao contrário do que se passou com outros judocas, não lhe tenha sido atribuído o 6.º dan por mérito, mas apenas o quinto. Na sua página do Facebook, a medalhada olímpica explicou as suas razões.
p1529

“As graduações – passagem de “cor do cinto” ou DAN – são um momento marcante na vida de um judoca. Todos apertam orgulhosamente o seu cinto, reflexo do seu conhecimento técnico, da sua entrega, do seu carácter. Pode passar-se de DAN ou por exame ou por mérito.

Recentemente, a Federação atribuiu a alguns Judocas – que contribuíram para o desenvolvimento do Judo Português – o 6º DAN por mérito. Hoje, a Federação atribuiu-me o 5º DAN, talvez fosse esperado que ficasse feliz mas, confesso, que fiquei surpreendida e triste – o que mais teria de fazer para também merecer a distinção do 6º DAN? – por isso, humildemente, reneguei essa honra.

780 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.