O Sporting conquistou a Algarve Summer Cup. O triunfo leonino ocorreu de forma surreal. Depois de um empate a zero frente ao Nice, que perdurou ao longo dos 93 minutos, tudo ficou por resolver no desempate da marca de grande penalidade.
Mas a equipa francesa abandonou o terreno de jogo e, desta forma, “ofereceu” o troféu à equipa treinada por Jorge Jesus.
Os franceses justificaram a decisão com o horário do voo de regresso.
Os ‘leões’ estiveram melhor na primeira parte e desperdiçaram algumas boas ocasiões, mas a figura do jogo acabou por ser o guardião Rui Patrício, que defendeu uma grande penalidade de Pléa, aos 42 minutos, no dia em que foi anunciada a chegada do guarda-redes Beto ao Sporting.
Depois da derrota (3-2) com o Bétis, na quinta-feira, o técnico do Sporting escolheu um ‘onze’ inicial semelhante ao que deverá defrontar, na próxima semana, o Marítimo, na jornada inaugural da I Liga.
Os campeões europeus João Mário e Adrien, que frente aos espanhóis nem sequer aqueceram, foram as principais novidades, assim como surpreendeu a utilização de Jefferson a defesa-esquerdo, face à titularidade do holandês Marvin Zeegelaar nos últimos jogos particulares. Contudo, foi o Nice a começar melhor a partida, com Seri (cinco minutos) e Pléa (seis), no espaço de um minuto, a desperdiçarem duas boas ocasiões, especialmente o segundo, que atirou ao lado na ‘cara’ de Rui Patrício. O Sporting foi assentando o seu futebol com base no meio-campo habitualmente titular e rapidamente assumiu o domínio do jogo, acabando por criar duas excelentes ocasiões, desperdiçadas por Bryan Ruiz, com um ‘chapéu’ fraco (21) e um remate à figura (26). Em cima do intervalo (42), Schelotto fez falta sobre Eysseric e o árbitro Luís Godinho assinalou grande penalidade: Rui Patrício adivinhou o lado e, com uma estirada para a sua direita, defendeu o remate de Pléa. Depois do intervalo, as duas equipas baixaram o ritmo de jogo, o que ficou expresso na incapacidade de criar perigo junto das duas balizas, registando-se apenas um remate à baliza, aos 86 minutos, quando Pléa obrigou Rui Patrício a uma grande defesa. Quando estava previsto o desempate por grandes penalidades, o Nice retirou-se de campo e a organização atribuiu o troféu de vencedor ao Sporting, que fechou a pré-temporada com um registo de duas vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Fonte: cmjornal