Sabes o que é a EPRI? A brigada de motards que intimida
Conduzem potentes BMW, estão fortemente armados e são rápidos – muito rápidos. O visual é poderoso, implacável, futurista. Além de uma pistola Glock 9 mm junto ao joelho para não atrapalhar a condução, o pendura da potente BMW 1200 todo-o-terreno transporta ainda uma sofisticada metralhadora ligeira MP5 e uma shotgun com munições de plástico.
Equipados com rádio, auriculares, tasers, algemas, passa-montanhas e capacetes com viseiras espelhadas, os membros da Equipa de Prevenção e Reacção Imediata (EPRI) da Polícia de Segurança Pública (PSP) intimidam – sobretudo os criminosos.
Criada em 2008 para combater o crime violento com equipas altamente especializadas, equipadas com meios letais e de prevenção poderosos, a EPRI é inspirada na realidade brasileira, onde a Polícia Militar de Goiânia criou o GIRO – Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva. E esta, por sua vez, inspirou-se no policiamento com motocicletas existente no Chile e no Uruguai. Também em Israel há equipas de motards da polícia, com uma diferença: circulam em cima das duas rodas vestidos à civil. O resto é igual: aparato cénico e força operacional.
709 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|