Foi finalmente revelada a razão pela qual os pais de Maddie McCann nunca foram acusados por negligência.
Quando a menina inglesa desapareceu, no dia 3 de maio de 2007, a criança, de três anos, estava sozinha com os irmãos gêmeos, de apenas dois anos.
Os pais tinham saído para jantar fora com amigos e deixaram os três filhos sozinhos, em uma casa de férias, onde as crianças nunca tinham estado antes. Após a tragédia, Kate e Gerry McCann não foram culpados por esse comportamento negligente, alegadamente, por causa dos “costumes peculiares” dos britânicos.
Foi assim mesmo que o ex-ministro português da Administração Interna, Rui Pereira, explicou em um debate televisivo, promovido pela CMTV. O ex-ministro estranhou o fato de os pais da criança não serem questionados por “abandonarem” as crianças, enquanto saíram para jantar.
E lembrou que, em 2007, lhe teria sido explicada uma “teoria ridícula” de que os ingleses teriam uns “costumes culturais muito peculiares” e que, para eles, seria natural os pais saírem para “socializarem”, deixando, para isso, três filhos com menos de três anos sozinhos em casa.
Para Rui Pereira, não constituírem o casal McCann como acusados logo no início da investigação “foi um erro”. O ex-ministro que na altura esteve bem envolvido nesse caso da criança, alegadamente, raptada no Algarve, em Portugal, também acabou por revelar que teria notado algum sentimento de “compaixão” das autoridades policiais pelos pais que, supostamente, teriam perdido a filha.
No mesmo show televisivo, um ex-detetive português, Moita Flores, também revelou seu inconformismo por essa situação. Para o atual comentador de assuntos policiais, se Maddie McCann fosse portuguesa, seus pais teriam sido detidos por “abandono”. Moita Flores não duvida que se esse caso fosse com portugueses, o ministério público teria tomado outras medidas e os pais da menina seriam arguidos nesse processo, desde seu início. “Em nossa cultura, esse tipo de comportamento não seria tolerado como razoável. E nem estou certo se é tolerado sob os valores culturais anglo-saxões”, revelou Moita Flores, relativamente ao comportamento negligente dos McCann de deixarem as crianças sozinhas, na CMTV.
E o leitor, o que pensa disso? Acha aceitável os pais deixarem as crianças sozinhas? Ou deveriam ser considerados culpados, por negligência?