O Cartão de Cidadão vai mudar em breve! Conhece as principais alterações e as multas que podes ter!

Desde 2007 que existe o Cartão de Cidadão, que veio para substituir o antigo Bilhete de Identidade. Ainda hoje em dia muitas pessoas mantêm os Bilhetes de Identidade, os vitalícios por exemplo, pois até 2015 essa era uma funcionalidade que não existia nos cartões de cidadão.

Em 2015 foram efectuadas alterações para permitir a emissão de cartões de cidadão “vitalícios”, e agora, vem aí um conjunto de novas medidas adicionais:
p3492

O prazo para alterar a morada vai ser mais curto

Anteriormente o portador do cartão de cidadão era obrigado a comunicar o novo endereço postal à entidade competente, logo que possível, mas sempre antes do prazo máximo de 30 dias. Esse prazo vai ser encurtado para apenas 15 dias, e quem não o cumprir arrisca-se a uma multa que pode ir de 50€ a 100€.

O prazo de validade vai ser aumentado

Por motivos técnicos associados à validade do próprio documento e do seu chip, não é possível à data emitir cartões com validade vitalícia, pelo que o prazo máximo de validade dos novos cartões será de 10 anos para quem tiver mais de 25 anos de idade, e permanecerá nos 5 anos para os mais jovens. Portanto o “vitalício”, terá uma validade máxima de 10 anos.

883 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.