Iraque diz que filhos do embaixador agiram em legítima defesa. Gémeos dão entrevista
O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano informa, em comunicado, que os filhos do embaixador foram agredidos por seis pessoas e agiram em legítima defesa. Desculpas?
No comunicado, publicado em árabe no dia 20 de Agosto no site da embaixada do Iraque em Portugal, é explicado que os dois filhos do embaixador Saad Mohammed M. Ali foram agredidos por seis pessoas num pequeno restaurante em Ponte de Sor e foram insultados por serem árabes e muçulmanos.
A embaixada iraquiana garantiu ao SOL que os gémeos filhos do embaixador, acusados de agredirem brutalmente Rúben Cavaco, um jovem de Ponte de Sor, se encontram na embaixada.
Não fugiram como chegou a ser noticiado e preparam-se para dar uma entrevista a um órgão de comunicação social.
Recorde-se que já esta tarde o embaixador tinha feito um comunicado onde afirmou que os filhos responderam a insultos e agressões, tendo reagido em legítima defesa.
A nota que pretende clarificar o que se passou, na passada quarta-feira, sublinha que os filhos do embaixador agiram em legítima defesa. Depois de saírem do restaurante, acrescenta o comunicado, os dois jovens tiveram de regressar porque notaram a ausência das chaves de casa, e terão sido novamente agredidos.
De acordo com a embaixada, o diplomata já terá apresentado queixa às autoridades portuguesas. A TSF contactou a Procuradoria Geral da República (PGR) mas ainda aguarda resposta.
Um outro comunicado, publicado em inglês na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano, sublinha que o caso está a ser seguido atentamente e “com preocupação”. Acrescenta ainda que o MNE “iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes deste incidente e juntar informação veiculada pelos meios de comunicação social”.
O MNE iraquiano “reitera a sua vontade de manter a eficiência das suas missões diplomáticas, a sua boa reputação, e a solidez das duas rεlaçõεs com todos os Estados, incluindo Portugal; confirma que continua a trabalhar com as autoridades portuguesas e a equipa da embaixada iraquiana em Lisboa para tomar todas as medidas necessárias sobre esta acusação”.
Esta segunda-feira, o embaixador do Iraque foi recebido no Ministério dos Negócios Estrangeiros, pelo Embaixador Chefe do Protocolo do Estado, António Almeida Lima, que tem as competências relativas às imunidades diplomáticas, confirmou a TSF.
O Governo português ainda não recebeu qualquer pedido por parte das autoridades judiciais relacionado com os acontecimentos que envolveram os filhos do embaixador do Iraque em Ponte de Sor, mas admite tomar medidas diplomáticas após agressão a jovem em Ponte de Sor
890 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|