Milhões voltam a acreditar em falso vídeo em direto no Facebook
Na semana passada milhões de pessoas ficaram fascinadas com um falso vídeo em direto, publicado nas páginas de Facebook da UNILAD e da Viral USA, que mostrava dois astronautas a fazerem reparações na Estação Espacial Internacional.
Ontem o fenómeno repetiu-se. Desta vez o vídeo que se tornou viral exibia imagens captadas no topo de uma estrutura, a grande altitude.
As imagens nem sequer eram atuais, mas o certo é que os utilizadores do Facebook acreditaram que estavam a assistir em direto aos trabalhos de reparação de uma lâmpada no topo de uma torre com 609 metros de altura.
A primeira publicação do vídeo foi a 21 de setembro de 2015, e indica que são imagens da Torre KDLT em Rowena, Dacota do Sul, nos EUA. A republicação que aconteceu ontem nas páginas do Interestinate e USA Viral, com a indicação “Live Video”, teve em pouco tempo 251 mil comentários, 6 milhões de visualizações e 54 mil partilhas.
Este vídeo teve um efeito semelhante ao que foi publicado a 26 de outubro com o falso direto dos astronautas, que se tornou viral porque muitos utilizadores acreditaram na veracidade das imagens da Estação Espacial Internacional.
A NASA veio garantir que nenhum astronauta foi visto fora da Estação desde o dia 1 de setembro, mas o certo é que o vídeo teve quase 1 milhão de comentários no Facebook, 212 mil partilhas e 18 milhões de visualizações.
Registe-se ainda que o vídeo é muito parecido com outro, publicado em 2013, que mostrava os astronautas russos Oleg Kotov e Sergei Ryazansky.
818 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|