E se o culpado de acidente com automóvel não tem seguro? Os teus direitos!
Quem teve o azar de ter tido um acidente e a outra parte não tem seguro, pode comunicar o sinistro ao Fundo de Garantia Automóvel através do site.
Para comprovar o seu pedido deve enviar a seguinte documentação:
- Original da Declaração Amigável de Acidente (caso exista)
- Cópia do BI ou do Cartão do Cidadão pertencente ao Condutor, e também do Proprietário do veículo lesado
- Cartão de Contribuinte do Proprietário
- Cópia do Livrete e Título de Registo de Propriedade do veículo lesado ou do Documento Único Automóvel
- Cópia do comprovativo do Seguro Obrigatório Automóvel
- Cópia de comprovativo dos riscos cobertos pelo Seguro Automóvel
- Cópia do relatório de peritagem , caso já tenha sido realizada
- Quando se chamou a polícia: número do auto de ocorrência e indicação da esquadra ou do posto policíal que tomou conta da ocorrência.
Depois do acidente: O que fazer
Quando houve um acidente e percebe que a parte intreveniente não tem seguro, ou não pode apresentar a carta verde, devia logo chamar a polícia. Também convém ver se existem testemunhos dos acontecimentos e anotar os contatos deles. Para quem conduziu sem seguro, ter um acidente pode ter consequências graves. Um carro que circula sem seguro não pode circular e o seu condutor corre o risco de ser preso, caso seja parado pela polícia. Além da multa, o condutor terá que pagar o reboque. Depois dum acidente grave do qual resultem vítimas, o proprietário ou condutor do veículo sem cobertura automóvel podem acabar na prisão – além de terem que pagar indemnizações. É verdade que o Fundo de Garantia Automóvel paga os danos causados à vítima do acidente. Mas depois tenta recuperar o dinheiro, ao saber quem foi o condutor ou proprietário do veículo sem seguro.
F
undo de Garantia Automóvel: Aumento de Acidentes
Até 30 de Junho de 2016 foram participados ao Fundo de Garantia Automóvel 1.924 acidentes, o que significa um aumento de cinco por cento comparado com 2014. É uma evolução triste e perigosa. Quem não consegue pagar o seguro obrigatório não devia conduzir. Devia pensar em partilhar o carro com amigos, colegas, família ou durante um tempo andar de transportes. Ter um acidente sem seguro automóvel pode arruínar o futuro financeiro do condutor culpado no acidente.
373 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|