É muito importante saberes os cuidados que deves ter no IRS de 2017! Ou pode sair-te bem caro….

Uma parte dos contribuintes vão ter “IRS automático”. Ou seja, quando abrirem o Portal das Finanças para preencherem o IRS vão receber logo uma mensagem a dizer “Já está tudo preenchido. Vai receber este valor ou vai pagar isto. Aceita?”.

7 Cuidados importantíssimos a ter no IRS de 2017
p3800

1. IRS Automático

Dito assim, parece preocupante, mas respire fundo. Só aceita se quiser. Se verificar que os valores estão todos bem e as despesas correspondem à realidade é só dizer “Sim” e tem o IRS entregue e, provavelmente, vai receber mais rápido o reembolso.

Isto só se aplica às Declarações de IRS super simples, em que o sujeito passivo só tem uma fonte de rendimento (seja de uma empresa ou pensão) e que não tenha dependentes (não tem em casa filhos nem pais idosos).

Não tem de se preocupar em saber se o seu IRS vai ser automático ou não. A partir de 1 de Abril, se preencher todos os requisitos, a opção aparece automaticamente assim que abrir o computador. Não tem de pedir nem de se inscrever em lado nenhum. Se a opção não aparecer, é porque não se aplica ao seu caso. Simples. Basta que não concorde com um valor apresentado, clica em “Não” e preenche o IRS como sempre fez até aqui.

2. Prazo igual para todos

A segunda novidade é que este ano o prazo é igual para todos. Deixa de haver primeira fase e segunda fase. Isto é bom, porque assim mesmo que um membro do casal passe recibos verdes ou tenha casas arrendadas pode simular logo em Abril se compensa entregar em conjunto ou em separado e entregar um mês antes e, logo, receber o reembolso mais cedo.

340 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.