Descoberta Caverna com 5 milhões de anos, mas o que tem dentro dela é extremamente bizarro
Em 1986, os trabalhadores da Roménia comunista estavam a examinar a área em torno de uma planície árida perto do Mar Negro e fronteira búlgara para ver se a terra poderia sustentar uma usina.
Mas o que eles acabaram por encontrar foi diferente de tudo que o mundo já tinha visto.
O que os trabalhadores encontraram foi o que veio a ser conhecida como a Movile Cave. A caverna estava completamente isolada por mais de 5,5 milhões de anos.
Uma vez descoberta, a caverna tem-se mantido selada e sob vigilância pelas autoridades romenas. Menos de 100 pessoas foram autorizadas a entrar na caverna, mas isto é principalmente devido ao perigo envolvido ao explorar a caverna.
Explorar a caverna é algo consideravelmente difícil. Para entrar na caverna você deve primeiro descer quase 21 metros por um túnel estreito. A partir de então a única luz é fornecida por sua lanterna. Após a descida inicial através dos túneis de calcário cheios de gases nocivos e pouco oxigênio, há uma caverna central que contém um lago. Se a sua lanterna por acaso parasse de funcionar ou você se perdesse no labirinto de túneis, isso poderia significar a sua morte.
Então, por que alguém iria arriscar a explorar uma caverna que é escura como breu e cheia de gás sulfúrico? É como se nada estivesse vivo, certo? Errado.
A Caverna Movile está repleta de vida e é o lar de alguns dos animais selvagens mais originais que o mundo já viu.
Enquanto os seres humanos estavam ocupados evoluindo de nossos antepassados, as criaturas na Caverna Movile passaram os últimos 5,5 milhões de anos, adaptando-se as suas condições extremas dentro da caverna selada.
Como a maioria dos moradores dessa caverna vivem completamente ausentes da luz solar, a maioria dessas criaturas são completamente desprovidos de pigmento.
Da mesma forma, a maioria das criaturas na Caverna Movile nasceram sem olhos, que no caso seriam pouco necessário já que vivem na total escuridão
Algumas criaturas desenvolveram longas antenas para ajudá-las a encontrar o seu caminho no escuro.
Os pesquisadores também descobriram insetos de aparência estranha, no qual foram classificados como waterscorpions.
Muitos espécimes, como este sanguessuga, são exclusivas da CavernaMovile e ainda têm de ser classificadas.
No total, quarenta e oito espécies, incluindo sanguessugas, insetos, aranhas e escorpiões, foram encontrados dentro da caverna. Trinta e três dessas espécies são exclusivas da caverna e nunca tinham sido vistas antes.
Há todos os tipos de bichos rastejantes em Movile, os pesquisadores dizem que quanto pior a qualidade do ar estiver dentro dos recessos mais profundos da caverna, mais criaturas você encontrará.
Todas as espécies têm um papel distinto dentro do ecossistema insular da caverna. É um equilíbrio delicado da vida e da morte como as sanguessugas presas em vermes, e os camarões e crustáceos se tornando o almoço para as aranhas e para os ‘waterscorpions’.
Embora seja óbvio que animais predadores comem criaturas abaixo deles na cadeia alimentar, os cientistas tinham dificuldade em encontrar o que estava sustentando a vida dentro da caverna.
Os testes indicaram que a água na caverna era desprovida de quaisquer partículas de alimentos, e sem luz solar não havia plantas. Então, o que estava apoiando a vida em primeiro lugar?
Acontece que toda a vida na Caverna Movile é apoiada por um tapete espumoso que sobrepõe o lago subterrâneo. O tapete se parece com um lenço de papel molhado e é preenchido com “milhões e milhões de bactérias conhecidas como ‘autotrophs’.” As bactérias obtêm sua energia a partir de reações químicas (quimiossíntese) em vez de luz solar (fotossíntese).
Acredita-se que Movile é a única caverna na Terra cujo ecossistema é suportado desta forma.
377 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|