BRONCA: Restrições de carros em Lisboa é ilegal! A lei assim o dita!

Provedor de Justiça considera que a Câmara não tem poderes para impedir a circulação de carros antigos em Lisboa. Mas o assunto terá de aguardar por uma decisão dos tribunais.

Os serviços da Provedoria de Justiça deram razão a um cidadão que apresentou uma queixa contra a Câmara Municipal de Lisboa (CML) por causa das restrições à circulação de carros com mais de 15 a 20 anos na capital, por motivos ambientais e de qualidade do ar.
p273

Na queixa, alegava-se que as limitações deveriam ter sido decididas pela Assembleia Municipal e não, como aconteceu, pelo executivo da autarquia (presidente e vereadores). Esta semana, a Provedoria de Justiça comunicou ao queixoso que interpelou o presidente da Câmara de Lisboa «acerca da competência do executivo para aprovar normas regulamentares em matéria de restrições ao trânsito de certas categorias de automóveis, por nos parecer tratar-se da reserva de competência da Assembleia Municipal de Lisboa».

No entanto, como a CML informou que está a ser alvo de uma queixa do Automóvel Club de Portugal (ACP) nos tribunais administrativos, com o mesmo fundamento, o Provedor de Justiça decidiu ficar por aqui e acabou por não tomar nenhuma deliberação.

Fonte: SOL
496 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.