Desde que criei o costume de ler o rótulo dos produtos, comecei a ser mais rigoroso com o tipo de alimento ou bebida que eu vou ingerir.
E você, tem lido os rótulos daquilo que você coloca para dentro do corpo?
Apesar de parecer básico, logo que todo produto que se encontra no mercado tem todas as informações impressas no rótulo, muita gente ainda não tem o costume de ler!
E o grande problema disso é que muitas dessas pessoas, com pouco conhecimento de nutrição, estão se enganando pela mensagem presente na frente das embalagens.
Quer um exemplo? Existem embalagens que usam mensagens como “0% gordura trans”. E acredite, ou não, mas existem pessoas que, pela embalagem dizer isso, acreditam que o produto não tenha gordura alguma! É sério, pensam que o produto é totalmente isento de gordura, só porque na capa existe a mensagem falando sobre “0% gordura”.
Quer saber o pior? Alguns produtos falam que não tem, mas nos ingredientes do rótulo existe a “gordura hidrogenada”, que nada mais é do que “trans”!
Bom, mas pode ser que você mesmo esteja sendo enganado pela indústria. Eu mesmo já fui (e muito por sinal). Por isso, resolvi ir para um supermercado e fotografar alguns produtos que podem ter te enganado alguma vez na vida. Principalmente aqueles “falsos saudáveis”.
Antes de tudo gostaria de ensinar uma coisa sobre a tabela de ingredientes! A ordem dos itens dispostos na lista segue o padrão de grandeza. Isso é, do maior para o menor.
Isso faz a diferença quando, por exemplo, você for comprar um suco. Você paga caro no produto pela fruta e não pela água, correto?
Esse suco “premium” que vi no mercado é um bom exemplo.
Porém, dá uma olhada em qual é o ingrediente em maior quantidade:
Sim, se você comprar essa garrafa de 1L de suco, vai estar levando água filtrada com umas frutas vermelhas batidas. Nem preciso falar que os caras ainda colocam açúcar no meio, pra ficar “docim”, né? E na frente eles se vendem como “Premium”, “Produto Natural”, etc…
Bom, mas isso é bastante comum no universo do suco néctar de supermercado.
Mais um exemplo… Essa grande empresa usa água como primeiro ingrediente e ainda lança um suco concentrado de maçã no suco de manga. Parece maluco, mas eles defendem que é para usar menos açúcar na receita… Porém o açúcar vem em 3º lugar. É muito confuso, não? Melhor nem comprar!
Quer saber um outro produto que muita gente nunca leu ingrediente e fica naquela discussão de “engorda” x “não engorda”, “toma antes da academia” x “toma depois da academia”?
Quando resolvi ler os ingredientes do açaí que vendem por aí (e isso inclui essas lanchonetes “saudáveis”), fiquei abismado com o tanto de açúcar que é adicionado no produto!
O açaí, puro, é coisa de deus! É bom para a saúde. Mas com tudo isso de porcaria é melhor evitar!
Falando em açúcar, parece que ele virou um ingrediente fundamental para a indústria, né? Parece que tudo que você vê com um código de barra e não for diet, tem açúcar. Se não é “açúcar” em si, eles usam variantes com nomes que muita gente não conhece, como maltodextrina, dextrose, glicose, glucose, invertido, etc.