A propriedade automóvel está cada vez mais perto do fim…

O surgimento de novos formatos de mobilidade e de aplicações móveis que permitem aceder a conceitos de carsharing ou aluguer de automóvel consoante as necessidades tem vindo a lançar o debate: estará a ideia de propriedade tradicional do automóvel, tal como a conhecemos atualmente, em risco de chegar ao fim?

Com a Uber, Lyft, Cabify e MyTaxi, entre outras, a surgirem no mercado com a premissa de oferecerem opções de mobilidade mais versáteis e menos onerosas às populações urbanas, a ideia tem ganho adeptos (e detratores), que abordam essa mudança de paradigma como uma realidade inevitável. Tanto mais que a própria condução autónoma parece vir acelerar este conceito de abandono da posse do automóvel com o seu livrete como hoje temos.

Para Georg Bauer, antigo executivo de marcas como a Daimer, BMW e Tesla, já com um profundo conhecimento de 30 anos na indústria automóvel, essa alteração fundamental poderá decorrer em apenas cinco anos. Procurando adaptar-se a essa situação, Bauer lançou uma nova empresa de financiamento automóvel, a Fair, mas para associação esta nova forma de aluguer e partilha de carro.

Em declarações à Business Insider, o responsável explicou que uma solução de pagamento mensal de uma subscrição para utilização de um automóvel quando querem é o caminho mais adequado no futuro, surgindo antes, mesmo, da entrada em força da tecnologia autónoma nas estradas.

488 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.