Este parece ser um lago lindo mas numa só noite matou 1.746 pessoas

Este é o Lago Nyos localizado nos Camarões. Pode parecer um lugar bonito, e é, mas este lago é o lar de um segredo mortal e um passado trágico.

Lago Nyos é um lago vulcânico. Formado há cerca de 400 anos atrás, quando um vulcão entrou em erupção deixando para trás uma enorme cratera. A cratera após a erupção encheu-se com água.
p2043-1
p2043

Como o dióxido de carbono continua a borbulhar para dentro do lago, a pressão aumentou mais e mais, assim como em uma garrafa de refrigerante que foi abanada.
p2043-2
p2043-3
As pessoas que vivem perto do lago não tinham ideia de que a tragédia era iminente, até a noite de 21 de Agosto de 1986.
p2043-4
A água do lago actuou como uma tampa acima do dióxido de carbono. Mas quando a água foi perturbada no meio da noite, o gás escapou numa violentíssima explosão.
O dióxido de carbono é incolor, inodoro e mais pesado que o ar, por isso, quando uma gigantesca nuvem fluiu directamente para a vila, localizada na base do vulcão, os habitantes na sua maioria a dormir e sem qualquer tipo de aviso faleceram. 1.746 Pessoas e mais de 3.500 animais foram mortos.
p2043-5
Para além da fuga e da formação da nuvem de dióxido de carbono, a explosão também levou os depósitos de ferro para a superfície do lago. Quando oxidada, a água do lago transformou-se, deixando de ser clara para um castanho avermelhado escuro.
Hoje, as pessoas que vivem perto do Lago Nyos estão a tentar evitar que outra explosão mortal volte a acontecer. O dióxido de carbono continua a escapar para dentro do lago vulcânico, mas agora um certo número de tubos de grandes dimensões estão instalados de forma segura para libertar o gás a partir do fundo do lago. O resultado é uma fonte bastante impressionante.
p2043-6
O Lago Nyos não é o único lago que apresenta este mesmo perigo. O Lago Monoun também localizado nos Camarões, a apenas 19 milhas de distância do Lago Nyos, dois anos antes da explosão do Lago Nyos, o Lago Monoun teve uma reacção semelhante. Embora o desastre tenha sido muito menor. A explosão neste local resultou na morte de 37 pessoas.
Dr. George Kling, um biólogo da Universidade de Michigan, diz que o lago Kivu é a “maior bomba-relógio no mundo.” O governo ruandês está actualmente a tentar eliminar o risco de explosão recolhendo e armazenado com extrema precaução o gás, utilizando-o para o fornecimento de electricidade. Contudo, o potencial para o desastre ainda é muito alto.

639 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.