Rússia revela novo míssil capaz de destruir uma área “do tamanho do Texas ou de França”
A Rússia revelou a primeira imagem de um míssil balístico, uma poderosa arma termonuclear capaz de destruir uma área “do tamanho do Texas ou de França”, de acordo com um relatório do Kremlin, divulgado pela Sputnik, agência de informação russa pró-governamental.
RS-28 Sarmat, também designado por “Satan 2”, vai substituir o RS-36M, ao qual a NATO deu o nome de “Satan” quando entrou em funções, na década de 70.
Segundo Robert Kelley, antigo especialista em armamento nuclear do Departamento de Energia dos EUA, o novo míssil tem melhoramentos sobretudo a nível eletrónico, mais do que em relação à capacidade e alcance da deflagração.
“O alcance dos mísseis será praticamente o mesmo, o poder destrutivo da explosão será idêntico, mas a confiabilidade, flexibilidade e confiança (na capacidade das ogivas para alcançar os seus alvos) vai aumentar”, disse Kelley, citado pela MSNBC.
Robert Kelley trabalha atualmente para o Instituto de Pesquisa da Paz Internacional de Estocolmo.
De acordo com os media russos, uma primeira versão deste novo míssil foi testada em agosto, e uma outra ogiva supersónica já tinha sido experimentada em abril.
As autoridades de Moscovo esperam que o RS-28 Sarmat esteja pronto a ser utilizado no final do próximo ano.
780 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|