Compraste um Carro Usado? Descobre já se os Quilómetros que tem são verdadeiros!
Compraste um Carro Usado? Descobre já se os Quilómetros que ele tem são verdadeiros! Há por aí muitos carros usados à venda, e muitos deles acabam por ser excelentes negócios que fazemos mal em não aproveitar.
No entanto, há também muitos que são maus negócios, especialmente porque muitos vendedores tentam vender carros com quilómetros alterados para lucrar mais. Isto, obviamente, é inaceitável.
Verifique a condição em que está o carro: Há várias formas de ver se um carro tem os quilómetros alterados, sendo que tudo começa pela condição em que está o carro e as suas peças. A primeira coisa a fazer é ver como estão as peças em termos de desgaste.
É boa ideia pedir a um mecânico para ver o carro e dar a sua opinião profissional. Um mecânico vai saber ver se o carro tem mais desgaste do que deveria ter, tendo em conta o número de quilómetros indicado,
Veja os documentos: Quando um carro vai a uma Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), é costume anotarem os quilómetros que este tem em cima. Se conseguires ter acesso a esta informação, tem muito que podes analisar para saberes se te estão a enganar com quilómetros alterados.
Além disso, os carros costumam andar cerca de 19.000 quilómetros por ano. Se vires um carro com 10 anos que só andou 30.000, é provável estares a ser enganado.
Tenha cuidado com as peças novas: Vários carros usados que estão à venda podem ter peças novas colocadas para te enganar no caso de terem os quilómetros alterados. Se o teu mecânico vir que existem peças que foram substituídas antes do tempo, é bom motivo para interrogar o vendedor à procura de uma boa explicação. Infelizmente, o teu dinheiro não é ganho a brincar.
O que fazer se verificar que houve alterações?: Se vires que houve alterações nos quilómetros, afasta-te do negócio o mais depressa possível, pois é provável que te estejam a tentar enganar. Se for preciso, começa a correr sem olhar para trás.
Se a descoberta for feita apenas depois da compra, o melhor a fazer é falar com quem fez o negócio. Pode ter sido tudo um erro, e quem o vendeu pode ter sido também enganado por outra pessoa. Sem saber o seu ponto de vista, não vale a pena tirar conclusões precipitadas.
No caso de o vendedor o ter feito por dolo e recusar fazer algo por ti, é altura de telefonar para o teu advogado a explicar a situação, pois pode ser preciso resolver o problema em tribunal. Afinal, a burla não é uma boa prática.
371 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|