Adolescente morre em jogo viral na Internet deixa Brasil em choque
A morte de um adolescente de 13 anos, no fim de semana, em São Vicente, no Estado de São Paulo, decorrente de um jogo viral na Internet conhecida como “Jogo da Asfixia”, está a chocar o Brasil.
No jogo, os participantes são desafiados a recorrerem a cordas, cintos ou outros objetos que cortem o fornecimento de oxigénio para o cérebro, desmaiando de seguida, para, na sequência, acordarem em euforia, como se estivessem sob o efeito de drogas.
“É um jogo antigo, muito conhecido no exterior. Até hoje, não havia nenhum registo de algo ligado a essa disputa na Baixada Santista”, disse hoje o delegado Carlos Topfer Schneider, de São Vicente, citado pelo jornal Estado de São Paulo.
O adolescente enforcou-se no sábado à noite no quarto do pai com uma corda usada para pendurar um caso de areia para o treino de boxe, segundo a imprensa brasileira.
Quando outros três adolescentes que assistiam ‘online’ perceberam que ele não se movia alertaram uma prima, que estava no quarto ao lado.
O adolescente foi depois encaminhado para o hospital, mas acabou por falecer na manhã de domingo.
Marco Riveiros, tio da vítima, disse ao portal de Internet G1 que outros adolescentes teriam induzido o sobrinho a enforcar-se como parte de um desafio por ter perdido durante o jogo de vídeo ‘League of Legends’.
“O nosso sentimento é de que isso não aconteça com outras famílias. O meu questionamento é se isso vai alertar todas as pessoas”, disse, acrescentando que, segundo as conversas encontradas, esta não teria sido a primeira vez que o adolescente fez a brincadeira.
Depois de frisar que estão “vendendo” na Internet a morte sob a forma de jogos e brincadeiras, o tio alertou: “É uma situação em que todas essas crianças e adolescentes não têm a menor condição de fazer um juízo de valor. O meu sobrinho não viu esse risco, já que tentou mais de uma vez. Certamente, alguém o induziu”.
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, de 1995 a 2007, pelo menos, 82 crianças e adolescentes morreram no país por causa do jogo, também conhecido como “The Choking Game”.
Em França, a prática levou à criação de uma associação de pais de vítimas do jogo, que naquele país regista uma média de dez mortes por ano.
Na página do adolescente, centenas de internautas já se manifestaram chocados com o sucedido.
883 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|