Se ainda acreditas que vale a pena enviar currículos… tens de ler isto!

Acabe-se já com o suspense: os especialistas em Recursos Humanos são unânimes em dizer que isso é uma perda de tempo. Quem quer arranjar emprego deve apostar quase tudo nos contactos

Há vinte anos, não havia dúvidas: procurar emprego passava obrigatoriamente – e quase só – por enviar currículos. Reservava-se a maior parte do tempo e energia nessa tarefa, na crença de que seria o método mais eficaz.
p1250

Mas hoje já não devia ser assim, defende Carolyn Magnani, consultora de carreiras profissionais na Université de Lausanne, na Suíça. “A maioria das pessoas dedica 80% do seu tempo a procurar ofertas de trabalho e a enviar o seu currículo e os restantes 20% a fazer contactos”, disse ao El País. “O que funciona é exatamente o contrário.”

O Linkedin e outras plataformas do género são muito importantes, diz Magnani, que também ajuda por Skype estudantes, através da Ivy Educational Services, uma empresa americana, sediada em New Jersey, que oferece coaching educativo. No Linkedin é possível contactar pessoas que trabalham nas empresas que interessam ao candidato – ideais para partilhar dicas sobre o processo de seleção.

Fonte: visao
768 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.