Revelado segredo da longevidade de habitantes em aldeia de Itália

Um grupo de cientistas revelou esta segunda-feira parte do segredo por que uma pequena aldeia no sul de Itália tem um número invulgarmente elevado de habitantes centenários: níveis baixos de uma hormona que afeta a circulação sanguínea.

Especialistas italianos e norte-americanos passaram os últimos seis meses a investigar a extraordinária longevidade dos residentes de Acciaroli, onde mais de um em dez – 81, segundo a última contagem feita pelo presidente da câmara – moradores na aldeia de 700 habitantes tem mais de 100 anos.
p1204

Acciaroli fica na costa de Cilento, uma zona de grande beleza natural onde o falecido nutricionista norte-americano Ancel Keys primeiro encontrou provas inequívocas dos benefícios para a saúde da dieta mediterrânica, em que se utiliza azeite em vez de outras gorduras e que é rica em fruta fresca, vegetais e peixe.

Além de atingirem idades extremamente avançadas, as pessoas de Acciaroli e de outras pequenas comunidades próximas também parecem geralmente imunes a demência, doenças cardíacas e outros problemas crónicos associados ao envelhecimento na maior parte do mundo ocidental.

Investigadores da Universidade Sapienza, em Roma, e da San Diego School of Medicine disseram hoje que a explicação pode residir nos baixos níveis de adrenomedulina, uma hormona que atua sobre a dilatação dos vasos sanguíneos.

Fonte: Lusa
538 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.