Já ouviu falar da Segurança Social Direta? Nós explicamos-lhe para que serve este canal de acesso aos serviços do Instituto da Segurança Social.
De há uns anos para cá, se precisar de consultar informação registada no sistema de informação da Segurança Social, alterar alguma informação ou propor que a mesma seja alterada não precisa de se deslocar aos serviços de atendimento presencial da Segurança Social.
Para isso existe a Segurança Social Direta, um canal direto, rápido, eficaz, cómodo e seguro que permite às pessoas singulares e às empresas utilizarem grande parte dos serviços através da internet.
Segundo o Instituto da Segurança Social, o principal objectivo deste canal é facilitar e maximizar o relacionamento e a interação do cidadão e das empresas através de um serviço funcional e de proximidade.
Deixam de existir horários e passa a poder aceder a grande parte dos serviços a qualquer dia e a qualquer hora!
O que é preciso para usar a Segurança Social Direta?
Antes de mais é preciso ter acesso à internet. Mesmo que não tenha em casa, há vários espaços criados pelas câmaras e juntas de freguesia onde o podem ajudar a aceder ao site deste serviço.
Depois, precisa do seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e de ter uma palavra-chave para aceder ou utilizar o seu Cartão de Cidadão e um leitor de cartões para fazer a autenticação.
Ainda não tenho palavra-chave, como faço?
Se quer usar a Segurança Social Direta mas ainda não tem palavra-chave é fácil.
Basta:
A minha morada não está correta, o que faço?
A sua morada tem que estar actualizada na Segurança Social Direta, já que a palavra-chave para usar esse serviço será enviada para essa morada.
Caso esteja correta basta clicar em “passo seguinte”. Isso vai dar uma ordem ao sistema para que a palavra-chave seja enviada no prazo de oito dias.
Caso a morada não esteja correta não deve prosseguir com o registo. Antes de mais nada deve atualizar a sua morada através do Cartão do Cidadão. Pode fazê-lo no Portal do Cidadão ou junto de um balcão de atendimento, como a Loja do Cidadão e Espaços do Cidadão, por exemplo.
Depois de ter este percalço resolvido pode voltar ao site da Segurança Social Direta e prosseguir com o registo. E “confirmar” todos os dados. Vai-lhe aparecer um ecrã que indica “Registo efetuado com sucesso!”.
Como faço para aceder?
Deve aguardar até receber em casa uma carta com a palavra-chave que lhe permite entrar no site. Depois basta ir ao site da Segurança Social, escolher “Segurança Social Direta” e preencher os campos que pedem o seu NISS e a sua palavra-chave, clicando em “Entrar”.
Que serviços posso utilizar na Segurança Social Direta?
Dentro do site da Segurança Social Direta vai ter à disposição vários menus que lhe darão acesso a serviços distintos. Saiba quais são:
- Conta-corrente – Encontra informação sobre pagamentos e recebimentos e emissão de documentos de pagamento; pode consultar a sua situação contributiva; consultar notificações recebidas pelas entidades contratantes; saber se há dívidas em execução fiscal, entre outros.
- Família – Saber informações sobre abono de família e prova de situação escolar; conhecer outras prestações familiares e subsídios de maternidade, paternidade e adoção.
- Emprego – consultar a situação quanto a remunerações e descontos ou sobre o subsídio de desemprego.
- Doença – Informações sobre o subsídio de doença ou o Cartão Europeu de Seguro de Doença.
- Ação Social – Consultar prestações familiares de crianças/jovens a cargo de instituições; ter acesso a programas de apoio social; comunicar frequências mensais de utentes.
- Pensões – aceder a informação sobre pensões e simuladores e conhecer o regime público de capitalização, entre outros.