ULTIMA HORA: Fogo em centenas de carros e evacuadas 4 mil pessoas em Portalegre
A GNR está a investigar ao caso. A investigação só passará para a Polícia Judiciária se forem detetados indícios de origem dolosa.
Centenas de viaturas arderam, esta quarta-feira, num incêndio de grandes proporções no Festival Andanças, em Castelo de Vide. O fogo, que deflagrou cerca das 15 horas, teve origem numa viatura e obrigou ainda a retirar do local cerca de quatro mil pessoas.
“Vi o meu carro a arder”, testemunhou, ao JN, Natália Dias, uma portuense de visita ao
“O incêndio alastrou a grande velocidade entre os carros. Estavam muitos estacionados”, contou Natália Dias, que estava preocupada com as pessoas instaladas no parque de caravanas situado perto do estacionamento em chamas.
“A organização e a polícia ordenaram a saída de todas as pessoas do recinto e dos parques”, acrescentou a portuense.
José Cruz estava com duas filhas menores no festival e ao JN disse que “houve várias explosões no parque de estacionamento”. Ele e a filha também foram retirados. “Chegamos a Nisa em carrinhas que nos foram buscar ao local”, explicou. “Apesar de toda a confusão e do alarme, não vi ninguém ferido”, referiu.
À distância, Helena Farinha relatou o sofrimento que viveu quando soube do incêndio. Só descansou quando conseguiu saber que as filhas, de oito e dez anos, estavam em segurança, com o pai, depois de serem retiradas do recinto.
Segundo Natália Dias, estavam milhares de pessoas no Festival Andanças, quando as chamas deflagraram. Os espectadores foram enviados para o outro lado da barragem da Graça de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.
Os “bombeiros foram rápidos a chegar”, mas depararam-se com alguns problemas à entrada do parque, contou.
O combate às chamas mobilizou 159 bombeiros de várias corporações da região, apoiadas por 42 viaturas e pelo menos quatro meios aéreos.
O festival não foi suspenso. Em declarações aos jornalistas, Graça Gonçalves, da organização, explicou que “há condições para manter o festival em funcionamento” e que, da parte dos promotores, “está tudo a postos para continuar”.
“A organização tem um seguro que cobre os danos e agora estamos em contacto com a seguradora para avaliar tudo”, explicou a responsável.
O Andanças – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.
Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.
863 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|