Alguns cuidados indispensáveis para quem está a planear uma road trip de verão.
Com a subida da temperatura, aumentam também os cuidados a ter com o carro, principalmente para quem se prepara para uma longa viagem pela estrada fora.
Por isso, partilhamos hoje algumas dicas essenciais para te certificares de que nada corre mal nas férias de verão.
1. O carro está em condições para a viagem?
Quem nunca ouviu a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Como é evidente convém prepará-lo convenientemente para o que aí vem. Uma semana antes da viagem deves inspecionar devidamente o carro, desde a pressão dos pneus ao nível da água, passando pela “sofagem” e ar-condicionado (vais precisar). Uma visita ao mecânico para uma mudança de óleo também não seria mau de todo, dependendo dos quilómetros que faltarem até à próxima mudança. E já agora, convém confirmar se todos os documentos do carro estão em dia, não vá o diabo tecê-las.
2. Deixar o carro ao sol?
Regra geral, convém sempre estacionar o carro à sombra – por motivos óbvios – mesmo que isso signifique pagar mais uns tostões no parque de estacionamento. Se tal não for possível e o carro tiver mesmo que ficar exposto aos raios ultravioleta por longos períodos de tempo, recomenda-se o uso de proteções em cartão ou alumínio (de preferência) para o para-brisas, de películas nos vidros laterais e capas para os bancos. Existem também produtos específicos para aplicar nos plásticos e materiais em pele de forma a não ficarem ressequidos.
3. Ar condicionado ou janelas abertas?
Esta é uma questão pertinente que muitas vezes gera confusão. A menos de 60 km/h, o ideal é abrir as janelas, mas acima dessa velocidade os especialistas recomendam o uso do ar condicionado. Porquê? Tem tudo a ver com a aerodinâmica: quanto mais alta for a velocidade do veículo, maior é a resistência do ar devido ao vento que entra pelas janelas, o que obriga o motor a trabalhar mais e por consequência leva ao aumento dos consumos. Porquê 60 km/h? Porque é a partir dessa velocidade que a resistência aerodinâmica começa a ser superior à resistência do rolamento (pneus).
4. Está tudo pronto?
Por esta altura já deverás ter definido o trajeto e escolhido a companhia (talvez o mais importante) para as tuas férias, mas antes de saíres, não te esqueças de arrumar corretamente toda a bagagem – acredita que em caso de travagem brusca vais-nos dar razão. Para quem quiser levar o cão, o gato e o periquito, este artigo é indispensável. Falta apenas escolher uma playlist de verão onde não pode faltar aquela música especial e voilá. Resta-nos desejar-te boas férias!