Comprar um carro é um passo muito importante para quem quer comprar algo pois para além de ser um bem caro, desvaloriza-se ao longo do tempo e muitas vezes, as pessoas cometem erros na compra de um carro que se podem revelar ruinosos.
Juntamos aqui alguns erros comuns que se podem evitar e assim comprar um carro ao seu gosto e que não seja um mau investimento.
Escolha de um modelo errado
Escolher um carro errado pode ser ruinoso e portanto, antes de escolher, faça uma comparação de modelos e um limite de preço que pode gastar na compra.
Fazer uma má pesquisa
Não pesquisar a fundo pode dar problemas. Verifique as características dos carros, dos modelos, as vantagens, as desvantagens e qual o mais indicado às suas necessidades.
Não fazer Test-Drive
É importante fazer um teste ao carro que vai comprar para saber se sente confortável a conduzi-lo.
Comprar um carro novo
É mais seguro comprar um carro novo mas com boa pesquisa, há sempre um carro semi-novo que fica mais em conta do que um novo em folha.
Comprar usado sem verificar
Há sempre bons negócios com carros usados mas mais importante é verificar se o carro não tem defeitos ou problemas. Verifique sempre o motor, o sistema eléctrico, a bomba da gasolina e o nível do óleo, entre outros.
Extras desnecessários
Há sempre extras que valem a pena adquirir mas há outras que não e encarecem o custo do carro sem necessidade.
Carro a diesel
Compra um modelo a diesel compensa pelo preço do combustível mas se só faz até 15.000kms por ano, já não compensa e para mais, o custo de manutenção de um a diesel é maior do que um a gasolina.
Comprar o primeiro carro que venha à cabeça
É sempre importante experimentar vários carros, vários modelos para depois fazer a escolha mais acertada.
Ultrapassar o orçamento
Se estipulou um valor limite para gastar na compra de um carro, respeite esse valor pois pode ter que devolver o carro e ter mais custos do que esperava.
Dar o carro à retoma
Compensa dar o seu antigo carro à retoma na compra de um novo mas tenha atenção ao valor real do seu antigo carro para não ser prejudicado.
Não ter a melhor opção de financiamento
As concessionárias vendem carros a qualquer custo e verifique sempre os juros do empréstimo para não encarecer a compra do carro.
Não ter em atenção os custos de manutenção e seguro
Para além do gasto na compra de um carro, é importante ter uma estimativa dos custos de manutenção, do seguro e do combustível.
Não pensar na desvalorização do carro
Há que ter em conta a desvalorização do carro porque caso queira vender ou quando acabar o financiamento, uns carros desvalorizam-se mais do que outros.
Comprar carro com poucos quilómetros
Apesar de poder ser bom negócio comprar um carro com poucos km´s, não quer dizer que tenha a mecânica em bom estado.
Não querer comprar carros com muitos quilómetros
Nem sempre é mau adquirir um carro com muitos quilómetros porque se tiverem uma boa manutenção, são carros com preços em conta.
Não comprar o carro adequado
Há quem tenha família e compre um desportivo, esquecendo que o carro será também usado pela família, ou seja, se tiver filhos, compre um mais adequado a si e ao resto da família.
Comprar carro por impulso
Nunca compre um carro por impulso sem pensar nos prós e nos contras, sem fazer um test-drive e comparar com outros modelos.