Merkel diz que países do euro devem estar preparados para ceder soberania
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira que os membros da zona do euro devem estar preparados para ceder o controlo de certos aspectos de política a instituições europeias, caso o bloco queira realmente superar a sua crise de dívida e recuperar os investidores estrangeiros.
Num encontro promovido pelo Deutsche Bank, em Berlim, ao lado do primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, Merkel aproveitou para defender as posições que tem assumido face à crise contra quem a critica de dar demasiada ênfase à austeridade, ao dizer que a Europa deve encontrar um caminho que conduza tanto ao crescimento como a finanças sólidas.
Estas declarações surgem dois meses antes da reunião dos líderes europeus que irá acontecer em Bruxelas para discutir o caminho em direcção à chamada “união fiscal”.
As expectativas são baixas, em parte porque um abrandamento da crise tem reduzido a pressão sobre os líderes europeus para que seja dado um grande salto no caminho da integração, mas também devido às diferenças entre a Alemanha e os seus parceiros, concretamente França, em relação aos próximos passos.
493 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|