Por que é que Portugal e Gales jogaram ambos com o equipamento alternativo? O motivo é emocionante!
Portugal e Gales entraram em campo em Lyon para o jogo das meias-finais e nenhuma das seleções usou o equipamento principal.
Por que razão nenhuma das equipas utilizou o equipamento principal?
Segundo o sorteio, Portugal ficou com a opção de escolha, mas mesmo assim entrou em campo vestido de verde. E Gales, já que os portugueses não utilizavam o principal podia ter optado pelo vermelho – mas também não. E jogaram com um verde tão escuto que parece preto.
A explicação tem a ver com daltonismo
.
Verde/vermelho é o mais comum no daltonismo apesar das muitas variações de níveis de daltonismo.
YES!! #WALPOR Portugal in away kit too – thanks @UEFA for listening to us #EURO2016 pic.twitter.com/CxC8ba3oQy
— ColourBlindAwareness (@colourblindorg) 6 de julho de 2016
Portugal costuma utilizar um equipamento vermelho e o reserva, Segundo as regras da UEFA é preciso ter uma diferenciação entre cores claras e escuras. Uma das razões é justamente permitir que os daltónicos possam assistir aos jogos na televisão sem problemas.
Ao saberem que Portugal iria equipa de verde, os galeses fizeram um pedido à UEFA para jogarem de vermelho mas não foi aceite.
Jets e Bills jogaram com as cores da primeira imagem. A segunda é como os daltônicos viram a partida. pic.twitter.com/gTTUU7DOs4
— Matheus Rocha (@matheus_rocha) 6 de julho de 2016
Se antigamente a preocupação era com a transmissão a preto e branco das televisões agora, que grande parte da audiência é daltónica, a confusão de cores é um problema.
568 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|