Anúncio no carro para venda dá direito a multa e não só, a GNR anda atrás desses anúncios e tem uma táctica infalível, informa-te e informa os teus amigos e familiares.
NUNCA ME PASSOU PELA CABEÇA QUE NA GNR ESTIVESSEM A FICAR TÃO ESPERTOS!!!
Um tipo decide vender o carro e, como já é usual, utiliza o método de colocar um anúncio com o nº de telemóvel no vidro traseiro do carro.
Dirige-se para o trabalho e conduz muito tranquilamente a 50Km/h. De repente toca o telemóvel:
-Bom dia, fala de uma unidade móvel da Brigada de Trânsito da G.N.R. e estamos atrás de si.
O senhor não sabe que é proibido atender o telemóvel enquanto conduz? Encoste por favor!
VALE A PENA REENCAMINHAR.
Convém saberes o que diz a lei sobre o anuncio nos carros
A associação de defesa do consumidor DECO PROTESTE, deu recentemente a conhecer o caso de João Martins, de Barcelinhos, que foi multado, sem direito a contestar porque anunciava a venda do carro num parque de estacionamento.
João Martins, 31 anos, estacionou o carro em frente a casa, num lugar de estacionamento. Como pretendia arranjar um novo dono para a viatura, no vidro de trás, tinha colado um papel com o seu número de telemóvel, a cilindrada e a potência do carro.
Apesar de o papel não fazer referência à transação, João foi multado por deixar o carro num lugar de estacionamento com o anúncio à vista.
O Código da Estrada refere que é proibido o estacionamento de veículos com informação com vista à sua transação em parques de estacionamento, ou seja, local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos. Ao infringir, arrisca-se a uma coima de € 30 a € 150, no mínimo.
As expressões “vende-se”, “procuro novo dono”, mas também a indicação do número de contacto correspondem a informação com vista à sua transação, pelo que é difícil ter argumentos para contestar a multa.
O Código refere expressamente os parques de estacionamento. Por isso, os veículos que vemos habitualmente com anúncios semelhantes aos do leitor em rotundas mais movimentadas ou em descampados estão excluídos e não podem ser penalizados.
Se vai vender um carro, o primeiro passo será fazer uma pesquisa nos classificados, concessionários e agências para saber o preço de mercado. Pode colocar o carro à venda em anúncios em jornais ou sites específicos.