O Desespero de ver alguém morrer porque o SISTEMA NÃO FUNCIONA

Meus amigos e se houver alguém que me faça entender o que se passou hoje comigo…

Vinha da Póvoa via Fradelos e às 17.41 ao passar numa rua de pinhal avistamos uma scooter parada e o condutor estava na valeta.
p179

Paramos mais à frente. O sr em sofrimento com agonia com fortes dores no peito não parava de berrar com fortes dores no peito.
Logo de seguida e apercebendo me que era uma doença cardíaca liguei às 17.43 para o 112.
Falei com o CODU in informei que o senhor estava com fortes dores no peito e que possivelmente era um ataque cardíaco, durante esse tempo falei com o sr Luís (a vítima) tentando tranquiliza-lo dizendo-lhe que tudo ia correr bem e que ele continuasse calmo.
Entretanto foram chegando pessoas ao local e, até que uma Bombeira de Vila do Conde e que tomou conta da situação.
Até contra a minha intuição que estava contra o meu raciocínio que dizia que não era nada de grave que devia de ser do calor e sol, ou mesmo desnutrição ou fome, até mesmo uma vez que ela fez perguntas ao sr Luís e ele disse que tinha ido a praia e que esteve ao sol e que comeu uma sande as 11 horas.
Entretanto chega uma senhora que se apresenta como enfermeira e logo se tenta a aprontar mas aqui a nossa bombeira que não quero identificar disse que não era nada de grave que estava tudo controlado.
Entretanto chega a 1ª ambulância com dois bombeiros, nesse momento e o o sr Luís desfaleceu mas com sofrimento e agonia tendo para mim um grande ataque que até revirou os olhos e nunca mais respirou.
Agora pergunto eu para quê que serve alguma formação que tive? No curso aprendi como se fala com o CODU fiz tudo perfeito.
1 porque demoraram 20 minutos a chegarem?
2 quando chegaram e viram a situação não vinham preparados tiveram que chamar o médico disseram eles.

Ora como não sou leigo na matéria vi que não tinham desfribilhador ou estavam avariados porque pelo abanar da carrinha e o suor na cabeça do rapaz estavam a iniciar manobras de reanimação. Ora tudo isto e até vir a segunda ambulância SIV como vamos ver nas fotos desde que liguei para o 112 já tinham passado 35 minutos até aqui a vitima ter os meios necessários.
Não sei se eles tinham alguém formado para atuar com o desfribilhador. Se assim for só aos 46 min e que o Sr. Luís teve o devido tratamento.
Entretanto e como eu previa já era irreversível.
Por volta das 18.27 mais ou menos chegou o 3 carro com os médicos finalmente ora e desculpem a franqueza só se for para o velório passados 45 minutos?! Estamos a brincar com a saúde de quem trabalha.
p180

Adrenalina choques elétricos ao fim de 45 minutos para quê?
Porque não veio logo o carro médico para este senhor que é um cidadão nacional cumpridor dos seus deveres e obrigações.
Porque é que lhe foi negado assistência devida com um pouco de dignidade na sua ultima oportunidade?
Porquê?
Porquê que o meu instinto foi ignorado não fui credível agi como um verdadeiro ser humano tentei salvar o senhor Luís e depois que a gente entrega o nas mãos dos profissionais de saúde com este desfecho.
Porquê? Alguém sabe explicar. 45 min eu tenho a certeza que se dissesse que era o fulano aqueles que roubam milhares ate um helicóptero mandavam. Mas como era o sr Luís foi este o desfecho trágico.
O óbito foi declarado pelos médicos foi às 19 horas.
Não quero de todo denegrir os médicos, enfermeiras, bombeiros (as) só quero desabafar.

Gostaria de levar este caso mais além para evitar mais mortes semelhantes

Fonte: Gentilmente cedido por: Marco Monteiro.
511 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.