Atenção ao que é ou não proibido na PRAIA. As multas podem estragar as férias!

Afinal, é ou não ilegal vender bolas-de-berlim com creme? E pode jogar-se à bola? Ou dar música à praia inteira?
O jornalista Luís Ribeiro foi à praia e encontrou alíneas surpreendentes…

p80

Há semanas, meio país ficou indignado (e outro meio, surpreendido), com a proibição de surfar em duas praias concessionadas da barra de Aveiro, decretada pela capitania local, depois de algumas queixas de banhistas incomodados.

Entretanto, depois de sonoros protestos, a interdição foi levantada, mas ficou a dúvida: como é possível o capitão do Porto ter sequer imaginado fazer uma coisa destas?

Simples – lendo a alínea n) do n.º 9 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 159/2012, que define a “Interdição da prática de surf, windsurf e outras atividades desportivas similares em áreas reservadas a banhistas”.

Para o leitor não ser apanhado de surpresa, aqui fica um manual com resposta a algumas das suas dúvidas (e falsas certezas), para que a única indecisão seja entre uma bola com e sem creme. Se é que é legal comer uma bola com creme.

Vou no para-arranca da Ponte 25 de Abril, de janela aberta, a cantar Vou para o Sol da Caparica, pouco importado com os olhares de soslaio dos meus companheiros de trânsito, quando reparo que estou de havaianas. Chi! Se a polícia me manda parar, é multa certa. Toda a gente sabe que não se pode conduzir de chinelos de enfiar o dedo.

Já houve casos de condutores a serem multados por esta razão, mas foram situações de claro excesso de zelo por parte dos agentes. Não há nada no Código da Estrada que proíba tal coisa. O n.º 2 do artigo 11.º diz que “os condutores devem, durante a condução, abster-se de quaisquer atos (…) suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”, e será essa a justificação para uma eventual coima. Mas só uma interpretação muito criativa poderá ler nas entrelinhas “as havaianas são um perigo para a condução”. O mesmo vale para a condução em tronco nu, outra ideia feita sem sustentação legal. Isto no caso dos homens: uma mulher em tronco nu pode vir a ser acusada de exibicionismo.? A propósito…

Fonte: Luís Ribeiro-Visão
420 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.