GNR não é só multas. Tenente Bártolo, o português que salva migrantes na Grécia

O tenente Ricardo Bártolo comanda os militares da GNR que se encontram a vigiar a costa grega no âmbito da operação Frontex. Ao Observador conta como já resgatou dezenas de migrantes.

Uma embarcação sobrelotada de migrantes, muitas crianças e uma mulher grávida, com uma criança com menos de um ano nos braços e outras duas pelas mãos.
p70

Este foi o cenário que mais marcou o tenente Ricardo Bártolo, desde que, no dia 1 de abril, começou a comandar 11 militares da GNR no âmbito da operação Frontex. Em entrevista ao Observador, o oficial explica como é o dia-a-dia dos militares que controlam a costa grega e que já resgataram 175 migrantes e socorreram 148 pessoas.

É a primeira missão internacional em que participa?

Nestes moldes sim, esta é a minha primeira missão no comando de uma força nacional destacada numa Operação da Frontex. Participei individualmente o ano passado, numa missão de intercâmbio de efetivos de diferentes forças internacionais em patrulhamentos conjuntos, tendo integrado a tripulação de uma aeronave da Guardia Civil de Espanha, durante uma semana, em patrulhamento sobre o mar de Alborão.

Fonte: observador
908 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.