Informações nacionais de dados secretos “top secret” ao alcance de todos
Não são bem dados ultra secretos que o novo site do SIRP divulga – senão não estariam de forma “aberta” na internet –, mas é a primeira vez que é feito um resumo público do que se passou ao nível das informações ao longo do ano. T3rrorismo incluído.
O novo site do SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa) agrega tudo o que é possível saber relativamente ao SIS (Sistema de Informações de Segurança) e ao SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa), numa trilogia de páginas Web que tem em comum não só o aspeto visual mas também muitas secções e dados em particular.
É o caso do “movimento de aproximação dos serviços de informações à sociedade”, designado no site de ‘Cultura de Informações’, e também do espaço de recrutamento, que “convida” qualquer cidadão a candidatar-se a um lugar nas fileiras do Estado, no âmbito dos serviços de informação. “És capaz de trabalhar longas horas, sob stress, em tarefas multifacetadas?” – esta é uma das questões que podem ler-se nesta secção do site.
Mas o mais interessante é o resumo de tudo o que aconteceu ao nível das informações secretas durante 2015, sob a forma de um documento em PDF de 38 páginas a que qualquer pessoa pode ter acesso e que dá pelo nome de ‘O Ano em Revista’.
453 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|