Tens o habito de deixar o teu telemóvel a teu lado da cama quando dormes? Se sim, deves parar agora!
Nos dias de hoje quase todos temos um telemóvel ou smartphone e muitas pessoas têm dificuldade em imaginar como elas sobreviveriam sem ele.
Afinal de contas, os telefones móveis modernos não servem apenas para fazer ligação ou mandar mensagem de texto.
Eles servem para jogar, ouvir música, partilhar fotos e vídeos… a lista é interminável. Muitas pessoas se sentem nuas sem eles e o levam para todos os lugares, até mesmo ao wc!
Mas apesar de todos os pontos positivos, esses aparelhos também podem ter um efeito negativo na sua saúde. Isso não é uma novidade para muitos, mas, na maioria das vezes, esses fatos são ignorados por conveniência.
Mas pesquisadores israelenses do Weizmann Institute of Science observaram mais atentamente os riscos para a saúde e fizeram testes para ver a quanta radiação o corpo ficava exposto ao usar um telefone celular.
Os resultados desse estudo foram publicados no Biochemical Journal e claramente mostram que usar o telemóvel por até mesmo 15 minutos causa mudanças nas células do cérebro que podem ter um papel no desenvolvimento de cancro.
The radiation from cell phones is one of the more common subjects when it comes to the damage they can cause. pic.twitter.com/jTul2RddWG
— Maria Schell-Cannon (@schell50) 10 de outubro de 2016
Todos os telemóveis são sujeitos a regulamentações estritas e normas nos países e devem ser testados para determinar a SAR (Specific Absorption Rate – ‘Taxa de Absorção Específica’) deles. Essa taxa indica a quantidade de radiação absorvida pelo corpo quando usamos um telemóvel. A taxa aceitável atualmente é 1.6 watts por quilo.
Mas há alguma coisa que você possa fazer para reduzir os efeitos dessa radiação danosa? Felizmente, a resposta é sim!
Aqui estão 11 coisas que você pode fazer para reduzir a sua exposição à radiação do celular:
- Tenha conversas mais curtas ao telefone.
- Coloque o seu telefone em modo avião quando não o estiver usando.
- Não leve o telefone ao ouvido enquanto ele ainda estiver chamando do outro lado da linha, espere alguém atender. Os celulares emitem mais radiação quando eles estão tentando fazer uma conexão.
- Certifique-se de que o telefone tenha uma boa recepção. Celulares emitem mais radiação quando o sinal está fraco.
- Não deixe o telefone diretamente ao lado da cama quando você estiver dormindo.
- Não carregue o seu telefone muito colado ao corpo. Tente levá-lo na bolsa, se possível.
- Não cubra a antena do seu telefone.
- Use um fone ou coloque no viva voz sempre que possível para manter o telefone afastado de sua cabeça.
- Se você tiver que manter o telefone próximo à cabeça, troque de lado de vez em quando.
- Se você tem filhos, você não deve deixá-los usar o celular por muito tempo, o ideal é que eles só usem em caso de emergência.O cérebro das crianças ainda está em desenvolvimento e é particularmente suscetível aos efeitos danosos da radiação. Isso já foi provado em vários estudos.
- Não use película de proteção contra radiação. Esse material apenas impede a recepção e faz com que o telefone produza mais liberação de radiação para poder melhorar a recepção.
<7ol>
Outra importante medida de segurança é escolher um telefone com uma SAR baixa. Se você fizer isso e seguir as outras recomendações, você pode continuar a aproveitar todos os benefícios do celular sem ter que se preocupar com a saúde.
846 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|