VERGONHA: Ministério da Educação recomenda livro para escolas com linguagem SΣXUΛL VIOLΣNTΛ

Pais dos alunos do Liceu Pedro Nunes queixam-se de conteúdo “inapropriado” em obra recomendada pelo Ministério da Educação. A notícia avançada pelo Expresso está a criar uma onda de indignação nas redes sociais.

O Ministério da Educação recomendou um livro para 8º ano com linguagem sεxual “violenta”, a notícia é avançada pelo Expresso. O caso está a provocar uma onda de indignação nas redes sociais.
p3153

O livro “O nosso reino”, de Valter Hugo Mãe, é recomendado para o 3º ciclo no Plano Nacional de Leitura (PNL) e dado aos alunos do 8º ano do Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, pelos professores de Português. Mas já foi retirado do PNL.

O Expresso relata que quando esta segunda-feira regressou de férias, a caixa de correio de uma das responsáveis dos encarregados de educação estava atolada de e-mails de pais indignados. “Eram cerca de vinte emails com queixas”, conta a representante das famílias dos alunos do 8º ano, que pediu para não ser identificada. O assunto era o facto de o livro, indicado para leitura na disciplina de Português, “ser ordinário”. Inicialmente pensou que seria exagero de algumas mães. Mas, ao questionar a filha sobre o conteúdo, “ela responde, com lágrimas nos olhos, que não queria lê-lo”.

Tem frases como “E depois fazem amor pelo cμ porque não têm racha, enfiam coisas no cμ, percebes”, ou “E a tua tia sabes de que tem cara, de pμta, sabes o que é, uma mulher tão porca que fodε com todos os homens e mesmo que tenha racha para fodεr deixa que lhe ponha a p1la no cμ.”

A obra do escritor português retrata o dia a dia de uma criança de oito anos numa época marcada pelo final do Estado Novo, pela repressão sεxual e religiosa e pelas mudanças da Revolução dos Cravos, diz o Expresso.

O livro foi indicado pelo departamento de Português aos alunos do 8º ano, com 13 e 14 anos, durante as férias de Natal, contam três encarregados de educação ao semanário.

600 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.