A esposa cansada e irritada saiu de casa e abandonou o marido e filhos; 2 dias depois recebeu uma carta

Provavelmente, você já viu esse filme. O marido regressa à casa depois de um dia extenuante no trabalho. Como a grande maioria dos homens, que acha que trabalho doméstico é moleza, ele só quer descansar.

Ver o seu futebol na TV sem ter que aturar os filhos pequenos, sempre pedindo atenção. Ajudar a colocar a mesa pro jantar, nem pensar. Ele já trabalhou tudo, não é?
p3477

Só que esse dia sua mulher não está para brincadeiras. Ela está cansada. E abandona o lar, deixando-o sozinho com as crianças.
Quando ele se dá conta do que aconteceu, ele escreve uma carta à mulher.
p3088

“Minha querida,´

é verdade que a gente se desentendeu. Brigamos feio. Eu estava estafado do trabalho e só queria ver meu futebol.

Sei que a coisa estava pesada pro seu lado, você tinha um ar cansado, mal humorada. As crianças brigavam, o nenê chorava; você tentava fazê-lo adormecer.

Você baixou o volume da TV e me disse irritada: “você não vai morrer se me ajudar a criar teus filhos”.

Alterado, gritei: “Eu trabalho o dia inteiro e você fica brincando de casinha de bonecas”!.

A briga continuou. Cansada, você chorava. Eu falei coisas medonhas. Você gritou e disse que não suportava mais.

Sem alternativa, eu dei o jantar para as crianças e coloquei-as para dormir. No dia seguinte, como você não voltou, pedi o dia pro meu chefe para cuidar das crianças em casa.

Foi aí que eu vi o filme todo. Vi pirraça e choro. Corri que nem um doido pra lá e pra cá; nem deu para tomar banho.

Limpei a cozinha, aqueci o leite, vesti as crianças, tudo ao mesmo tempo. Não consegui nem almoçar direito, tinha que ficar de olho nas crianças.

À noite, estava tão detonado que eu queria era desmaiar. Tentei dormir, mas acordei com choro de criança.

Bastaram dois dias e duas noite para eu compreender a tua posição. Entender porque estás sempre cansada.

Compreendi que ser mãe é se sacrificar. Que é muito mais cansativo que reunir com pessoas para cuidar de negócios. Entendo até tua frustração em largar a carreira para cuidar de nossos filhos.

Entendo tua fragilidade econômica em ter que depender do parceiro, com um trabalho não assalariado mas exaustivo. Compreendo afinal o que é não poder mais sair com suas amigas para relaxar.

Finalmente entendi o que é ficar trancado em casa enquanto o mundo dá voltas. Que as críticas de minha mãe são infundadas, pois quem cria nossos filhos é você.

Entendo que a nossa sociedade machista não valoriza o trabalho doméstico. Claro que sinto sua falta. Mas essa carta é para dizer que você faz um excelente trabalho. Passei a te admirar como nunca. Você é muito corajosa”.

A carta do marido arrependido foi partilhada mais de 11 milhões de vezes no Facebook. Partilhe você também. Vamos valorizar o trabalho doméstico. Ser mãe não é fácil. Essa carta é dedicada a todas as mães do planeta!

377 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.