Nem vais acreditar o que causou esta mancha em aguas portuguesas no oceano
A suspeita de um derrame de combustível, detetado na segunda-feira na zona mais a norte das águas portuguesas, não se confirmou.
De acordo com o porta-voz da Marinha, Pedro Coelho Dias, “o mais provável é que se tenha tratado de uma mancha oleosa ou de detergente”, que pode estar relacionado com a lavagem de um navio.
De qualquer modo, explica o comandante, ao abrigo da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição (Marpol), a determinada distância da costa e em determinadas quantidades, os resíduos de limpeza não traduzem uma infração.
O alerta, baseado em imagens satélite fornecidas pelo European Maritime Safety, foi dado anteontem e prontamente uma embarcação atracada na Figueira da Foz foi enviada para o local. Quando os marinheiros lá chegaram, porém, não encontraram vestígios da mancha documentada pela Força Aérea Portuguesa que, ontem, enviou um comunicado às redações dando conta da situação. “Não conseguiram sequer recolher uma amostra. Já se tinha dissipado”, garantiu o comandante.
Pedro Coelho Dias explica que as imagens satélite são detalhadas e, no caso, tratando-se de uma extensão tão vasta – equivalente a 126 campos de futebol – suscitaram especial atenção. Ainda assim, a parte da mancha que estava em águas nacionais era ínfima e o risco de atingir a costa não se punha, devido às correntes. Despistada a hipótese mais grave, continua o mistério sobre a origem e/ou o navio que fez a descarga.
682 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.
|